quinta-feira, 19 de julho de 2012

Transformação

Impressionante é a nossa capacidade de sermos transformados se quisermos, se estivermos abertos ao que a vida nos oferece, do bom dia ao boa noite. E essa capacidade quando exercida às raias da loucura nos transforma em seres melhores, mais resilientes, mais amorosos, mais compreensivos, mais sábios, mais verdadeiros, mais apaixonados, mais realistas, mais gente de coração vermelho vivo, suscetível às lágrimas e aos afetos que nos diferenciam. Eu tive uma semana transformadora em um Seminário Nacional de Orientadores do Projeto Pescar em Imbé (RS), cercada de gente incrível que trabalha com a transformação de jovens de 16 a 19 anos cujas vidas são carregadas de histórias, das mais lindas, de amor e superação, as mais tristes. Mas existe uma esperança no coração de cada orientador deste Projeto que os faz ter forças de enxergar em cada jovem uma borboleta, símbolo da transformação. Transformação está em toda parte, nas diferenças de gerações, desde os veteranos, passando pelos baby boomers, geração X, Y e Z. Transformação é assistir o rock completar 50 anos e manter seu vigor, é compreender que trinta anos já foi o limite de idade para que mulheres fossem mães. Transformação é a inquietação que nos faz ver a graça da vida, sentados montando um quebra cabeça com nossos pequenos, conversando com nossos adolescentes ou almoçando com nossos avós e suas deliciosas histórias. Transformação é não se acalmar, não resistir, sacudir a poeira, dar a volta por cima e seguir sabendo que a vida não é só isso que nos mostram os noticiários, que livros podem aumentar o tamanho da nossa alma, pessoas fazem coisas boas e ruins, é urgente separar o joio do trigo, nem todos avaliam as circunstâncias. O inverno é sintoma de coisa errada quando estamos quentinhos, mas um ser humano bate queixo na rua. O oposto da transformação é quando eu só olho para o meu umbigo, pego sempre o mesmo ou o melhor pedaço, nunca como a asinha do frango, sento sempre na janela. Transformação é um Gonzaguinha soltando a voz com essa poesia Eu apenas queria que você soubesse/Que aquela alegria ainda está comigo/E que a minha ternura não ficou na estrada/Não ficou no tempo presa na poeira/Eu apenas queria que você soubesse/Que esta menina hoje é uma mulher/E que esta mulher é uma menina/Que colheu seu fruto flor do seu carinho/Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta/Que hoje eu me gosto muito mais/Porque me entendo muito mais também/E que a atitude de recomeçar é todo dia toda hora/É se respeitar na sua força e fé/E se olhar bem fundo até o dedão do pé/Eu apenas queira que você soubesse/Que essa criança brinca nesta roda/E não teme o corte de novas feridas/Pois tem a saúde que aprendeu com a vida/ Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta/Que hoje eu me gosto muito mais/Porque me entendo muito mais também Andréa Muller Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário